quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Soy hija del sentimiento...

 Sou apaixonada pela música, seja ela nativista, MPB, Folclore Argentino ou Uruguaio, Samba, etc. Quando falo em MÚSICA, não estou me referindo apenas a notas e acordes perdidos em meio ao caos, a minha visão do que é cultura, uma cultura construtiva, que acrescenta algo ao ser humano, não é muito ampla, porém, me considero eclética, claro, dentro do meu conceito do que é bom ou ruim. Ser eclética não quer dizer que eu sou obrigada a "aturar", ou pior, a gostar realmente dos "barulhos" produzidos por esta nova geração na qual eu vivo, entretanto, gosto de vários gêneros musicais. Ao ouvir uma música considero sua cultura de origem, o sentimento que a fez nascer, as palavras que são ditas, as melodias que tocam a alma.
 Sinceramente, admiro tudo aquilo que brotou do meio onde eu nasci, a música nativista tem suas exceções, suas desprezíveis adaptações, mas isto é algo inevitável, contudo, somos um povo o qual cultiva coisas simples, com valores inestimáveis, tais como os animais, o campo, as palavras, olhares e gestos.

Jayme Caetano Braun

  Noel Guarany

 Estes dois músicos, entre tantos outros, são grandes exemplos da nossa cultura, comprovando que ela é, de fato, maravilhosa e incomparável. Nasceu no campo ao cantar de um quero-quero, e a brisa levou sem pressa aos ouvidos do gaúcho, onde fez morada e por mais que o tempo passe sempre haverá aqueles homens conscientes de que as melodias e letras, que são frutos da nossa terra, não agradam apenas aos ouvidos, mas também ao coração.

Atahualpa Yupanqui

Alfredo Zitarrosa

Mercedes Sosa

Jorge Cafrune

 O folclore, seja ele Argentino ou Uruguaio, merece toda admiração possível, os cantores mostrados nas fotos acima são ícones desta cultura, são sábios, talentosos, com vozes espetaculares.
 Mercedes Sosa, conhecida como La Negra, considerada dona de umas das mais belas vozes da américa latina, sempre afirmou que só temos uma pátria, e defendia arduamente a integração dos povos da América Latina.
 Atahualpa Yupanqui foi um compositor, cantor, violonista e escritor argentino, sendo considerado um dos mais importantes divulgadores da música folclórica do país.
 Jorge Cafrune foi um dos cantores mais populares de seu tempo, suas canções tinham inspiração folclórica e política. Sincero, com suas músicas passava ensinamentos e contava histórias, tornando-se um ícone.
 Alfredo Zitarrosa cresceu na zona rural, o que refletiu em suas canções. Começou sua carreira no Peru, mas logo retornou a sua terra, na qual fez sucesso e gravou em torno de 40 discos, mostrando-se assim, um maravilhoso músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário